STORYTELLING - HISTÓRIAS DE INOVAÇÃO

sexta-feira, 5 de julho de 2013

MuchBeta - Ideias e Oportunidades

Esta equipa em 2008 –João (Direito) e Luis (Publicidade) - já possuía conhecimentos de internet, trabalhando a fazer sites para terceiros. Percebemos que dentro do que fazíamos nestes anteriores trabalhos, seria possível fazer algo que nos pagasse a nós próprios. Despedimos o patrão. Percebemos igualmente, que a internet estava a seguir outros caminhos – novo software, novos modelos de negócio. Quisemos acompanhar essa onda.

Pensaram que se desenvolvessem alguns serviços iniciais isso lhe daria algum dinheiro (à 6 anos atrás, a ideia foi criar um site de lista de prendas … mas havia muitas ideias…). Surgiu então outra ideia … sobre um problema que os advogados tinham. A necessidade de gerirem adequadamente todo o seu processo judicial, e igualmente o seu escritório. A aplicação LawRD, foi desenhada em Português, Espanhol e Inglês, pois assim seria expansível a outros mercados.

LawRD :: https://www.lawrd.com. Os clientes foram 2 ou 3 escritórios no Porto, e pensávamos que existiriam mais e de maior dimensão em Lisboa. Mas, Lisboa foi a grande surpresa, pois os escritórios usavam só grandes sistemas (SAP de 500 mil euros)! Olhavam para uma aplicação de 14€/mês por utilizador com desconfiança. Para além desta característica, esta aplicação é ainda flexível, para qualquer atividade que vende horas. Mas, esta expansão não foi seguida. A concentração é total neste nicho. A grande proposta de valor deste software é: ser de com baixo custo (14E/mês por utilizador), e em segundo lugar, ser capaz de gerar uma maior produtividade do negócio, logo, gerar uma maior rendibilidade para a empresa. Em síntese permite: controlo de tempos dedicados à execução de tarefas por cada membro da equipa do escritório envolvido nos diferentes dossiers, e um controlo de contas-correntes, cobranças, produtividade e rentabilidade de clientes, dossiers e colaboradores.

Teepin :: https://www.teepin.com. Corresponde a um produto em que as ideias são inseridas e discutidas por todos os colaboradores, que as podem seguir, votar e comentar, mantendo-se sempre informados sobre a discussão e os diversos estados de evolução dessas ideias. O Teepin reforça o espírito de grupo, colocando todos os colaboradores como parte da resolução de problemas e da criação de novas soluções.

Yoomit :: https://www.yoomit.com. O Yoomit é muito simples de usar. Está concebido para ter o menor número de ecrãs possível e para se ter tudo à mão, em qualquer altura. Os únicos ecrãs que vai ver no uso diário do Yoomit são a vista geral das reuniões, e o detalhe de cada uma. É possível adicionar utilizadores e contactos nas próprias reuniões, para que não necessite de recorrer aos ecrãs das definições de utilizadores, contactos etc.

Niiiws:: Foi precisamente a partir deste “espaço que saiu um novo produto que acaba de chegar ao mercado, a Niiiws, uma aplicação para iPad que apresenta as notícias "mais badaladas nas redes sociais", sempre atualizadas e personalizáveis. A ideia nasceu da dificuldade que "todos temos em ler diariamente as notícias dos diferentes jornais diários", e vai dar origem a uma nova start up. Desenvolvido em tempo record (à noite e aos fins-de-semana), o Niiws é um novo produto de uma equipa nova. "É um projeto paralelo, que nos está a manter bem ocupados e divertidos", diz João Martins.

Quanto aos canais de distribuição, não tem existido um grande esforço para a vertente comercial. Não existe uma equipa comercial, tendo os clientes obtido a informação através da internet. Esquecemo-nos de vender, estamos virados para o desenvolvimento. Mas o passa-palavra não é fácil neste caso.

O relacionamento com o cliente é relevante, e eficaz por parte da empresa, como somos uma empresa de “software as a service” – SaaS – estamos sempre á distância dum click, ou dum e-mail. Tudo é resolvido muito rapidamente. Até porque temos clientes espalhados pelo mundo todo – USA, Jamaica, Austrália …. Logo tudo tem de ser muito rápido, no máximo 2 horas a responder. Os problemas mais comuns são com servidores, e isso resolve-se muito depressa. Não cobramos por isto.

Com 4 sócios na atualidade, os recursos humanos são um dos recursos mais importantes, pois é aí que temos o know-how. Os programadores precisam de identificar o problema, para assim proporem a solução diferenciada, fácil e intuitiva. A seguir “os trolhas constroem o tijolo”. Doutra forma, elaboram o código.

Apesar de todo este trabalho existem dificuldades… mas, sete pessoas gostam muito do que fazem. Somos felizes. Não temos a certeza algumas vezes de que aos 30 dias teremos o retorno, mas estamos dispostos a penar por um prémio maior. Ter um produto que revolucione.



Sem comentários:

Enviar um comentário