STORYTELLING - HISTÓRIAS DE INOVAÇÃO

segunda-feira, 1 de julho de 2013

João sem medo - Ideias e Oportunidades

Marco é um dos cofundadores duma comunidade de empreendedores – empresa social de empreendedores para empreendedores – em 27 de dezembro de 2011. São uma cooperativa constituída por 23 pessoas, e já passaram pelos seus eventos mais de 1000 pessoas. Têm como lema, derrubar os muros ao ato de empreender.

É uma empresa social que é lucrativa, e que se orienta por 7 princípios que as distingue das demais. A missão é eliminar todas as barreiras ao ato de empreender. Atuam nas mais variadas áreas de empreendedorismo, desde o mais tradicional, até ao mais tecnológico. O empreendedorismo é um método e como tal pode ser ensinado, o futuro não está determinado, e os homens podem construi-lo com a sua ação. Queremos ajudar as pessoas no meio da incerteza a saber construir um futuro através dum método de empreendedorismo.

Nas instalações que possuímos, desde o princípio que não gastámos mais de 300€. Tudo o que está feito foi feito por nós sem ser preciso gastar dinheiro. Conseguimos criar valor sem gastar dinheiro. O dinheiro é um instrumento. A criação de valor não exige obrigatoriamente dinheiro.

Oferecem um conjunto de serviços que um empreendedor pode necessitar para iniciar a atividade (contabilidade, marketing, social media, gestão do conhecimento…). O foco é na pessoa, e não no projeto. Pretendem colocar á disposição dos empreendedores um conjunto de recursos que necessitam para a sua aventura. O empreendedorismo é um método, e esta é a ideia de base.

Temos 3 modelos de negócio para promover o negócio: primeiro é a escala – somos uma cooperativa (40); segundo a economia da troca ou de complementaridade, o que pode levar a uma moeda eletrónica; terceiro, fomento do empreendedorismo – se alguém precisa de iniciar um negócio e precisa de marca, faz pitch –a comunidade se estiver interessada co investe (não fatura o serviço, só o faz em momento futuro quando existirem receitas). Existe uma percentagem combinada inicialmente (não há troca de capital).

Duas economias são a base do nosso negócio: a economia monetizada e, a economia não monetizada. Na primeira a JSM retém 10% do valor do serviço fornecido pelo fornecedor. Só se fornecerem serviços aos nossos sócios. Uma quota de 250€ dá acesso a sócio. Neste momento tem 23 sócios individuais, os restantes até 40 são empresas/associações. Neste caso distribuímos dividendos aos sócios. No segundo modelo funcionamos por recompensa – estamos cá porque estamos a apreender conjuntamente. Eu sei duma área, e o outro sabe doutra, é esse interesse mútuo que aqui é disponibilizado. Competência e generosidade de cada um – é um círculo virtuoso que gera mais competências, podendo assim ajudar mais pessoas.

Marco explica: nós enquanto pessoas não falhamos, os projetos podem falhar, podem não correr bem. O ato de aprendizagem deve estar sempre presente. Eu posso ter agora uma aventura de sucesso, e a próxima pode ser uma desgraça.

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