STORYTELLING - HISTÓRIAS DE INOVAÇÃO

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Linguagem da Cor - Ideias e Oportunidades

Ana Assis, em 2008 inicia um projeto duma tinturaria e lavandaria com efeitos especiais em peças confecionadas em vários tipos de materiais - ( gangas, sweat-shirts, malhas exteriores). O tingimento é a área em que a empresa se pretende concentrar. Têm desenvolvido trabalhos para empresas Portuguesas que se dedicam á exportação, e indirectamente trabalhamos assim, para marcas ( desde o desenvolvimento do produto até á produção) como a Boss, Trussardi, Prada entre outros.A empresa tem 24 trabalhadores que se estruturou para efectuarem pequenas séries com " lead time" curto. As vendas têm subido desde 2008, até cerca de 1 milhão de euros em 2011.

Produto. Fazem tingimentos em peças confecionadas de várias formas, procurando desenvolver processos diferenciadores. Têm clientes, que ora procuram volume ( 50 mil peças) ora, pretendem encomendas especiais com processos muito mais elaborados e complexos. Dando origem a séries de maior ou menor dimensão.

Clientes. Trabalham para marcas conceituadas na componente de street Wear / Jeans Wear. O trabalho mais valorizado está nesta área de negócio. A forma como a industria ainda funciona é baseado no modelo: o cliente traz o modelo, e manda produzir. A empresa inverteu o processo - concebemos os produtos, e apresentamo-los aos clientes. Conseguem fazer este processo invertido. Hoje têm cerca de 20 clientes / empresas da zona de Barcelos e outros 50 com caracter mais sazonal.

Diferenciação. O aspecto distintivo da empresa, decorre do acompanhamento que fazem ao cliente. Desde a ideia - croqui (pesquisa de tendencias de moda) até á produção.Outro aspeto distintivo é possuirem uma equipa extremamente versátil e motivada, vocacionados para o cliente ( todos tem capacidade para resolver o problema do cliente. Fazem assim, consultoria nesses factores junto dos clientes para que possam ter um produto melhor.Da equipa de 24 colaboradores, 7 são directores, dos quais 5 são licenciados. São estas caracteristicas que também os diferenciam ( uma boa formação).

Recursos. Os equipamentos não são ainda muito sofisticados. Tiveram de reajustar o parque de máquinas herdado. No futuro próximo irão ocorrer investimentos em tecnologia, considerados estratégicos. Ter a equipa motivada é um outro factor diferenciador. Porque a equipa é reduzida, e porque a estrutura hierarquica é relativamente aberta. Cada um é cliente do seu colega do lado, e simultaneamente também é seu fornecedor . Todos têm de ser capazes de fazer as suas tarefas , mas ao mesmo tempo de ajudarem quem está a montante ou a juzante do processo. A lógica do processo é assim. As pessoas são ainda induzidas a questionarem o que fazem. A produtividade e o interesse no trabalho que fazem é muito maior. O trabalho é desta forma mais valorizado. O caracter de repetitividade das operações nesta actividade é muito grande, assim fazem rodar alguns colaboradores entre várias tarefas. Outra metedologia adoptada pelo responsável de produção, é fazer um briefing todos os dias de acordo com a carteira de encomendas que entram em produção. Discute com os seus colaboradores, ouvindo-os sobre o melhor “best way”. A preocupação ambiental e social é outro aspecto a destacar. Fazem uma ou duas reuniões por ano, com todos os colaboradores – informam-os sobre como a atividade decorre. Outra questão recorrente é o consumo de água. A sensibilização de toda a equipa para o consumo de água foi uma tarefa fundamental. Separamos desperdicios e tratamos toda a água ( estação de tratamentos) antes de ser lançada ao rio. È a importância atribuida à vertente ambiental.

Parcerias. Têm algumas ligações com o CITEVE, e a Universidade do Minho, mas também com alguns fornecedores (Italia) que têm posturas identicas às da empresa.

Projectos novos. A introdução do coaching, como metodo de apoio formativo apoiando a equipa directiva , deu igualmente um grande impulso ao grupo - quer tecnicamente no desenvolvimento do produto, quer em termos comerciais. È com estas práticas que procuramos uma linguagem diferente, num sector dinâmico.



Sem comentários:

Enviar um comentário