STORYTELLING - HISTÓRIAS DE INOVAÇÃO

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Frio90 - Ideias e Oportunidades

Ideia. A empresa inicia-se na década de 90, trabalhando no sector do frio industrial. A partir de dada altura precisou de se transformar numa empresa com maiores capacidade de oferta, para assim poder concorrer e efetuar obras de maiores dimensões.

A oportunidade é identificada, vista na região de Castelo Branco existirem várias indústrias da área dos enchidos, queijo e frutas, e a oferta existente de serviços para esta área ser reduzida. Perceberam também, que as grandes obras eram feitas por empresas do litoral, enquanto as empresas locais ficavam com as pequenas obras e as manutenções.

Clientes. O negócio foi pensado para ser dirigido a pequenos agricultores, a produtores de queijo industrial (80-90%) e, a agricultores tradicionais de enchidos ou de frutas.

Produto/Serviço. Os serviços prestados, consistem na instalação, montagem e assistência aos equipamentos frigoríficos. O desenvolvimento de projectos chave-na-mão, é outra possibilidade que a empresa consegue oferecer. Para disponibilizar este serviço foi necessário constituir parcerias com outras empresas que permitissem assegurar serviços em áreas especializadas.

Diferenciadores. A proximidade com o cliente, e ser capaz de interpretar, desenvolver a ideia do cliente duma forma profissional, concretizando-a da forma mais eficiente e inovadora, são os principais aspetos distintivos em que apostaram. Este sector é constituído por poucas empresas dalguma dimensão, sendo o passa-palavra um fator determinante. Quando um cliente fica satisfeito, recomenda a outro. Não possuem equipa de vendas. Têm apenas um site onde se encontram apresentados alguns serviços.

O relacionamento com o cliente é determinante. Tem de ser regular, pois é necessário uma transferência de informação continua entre o cliente e a empresa. É nesta fase que se recorre a terceiros quando existem tarefas mais técnicas e complexas. Não são exigíveis grandes instalações físicas, obrigando antes a ser detentor de diferentes tipos de equipamentos (viaturas, sistemas de elevação, ferramentas …) para a concretização do serviço. Até ao momento não foi implementado nenhum sistema de informação de gestão, dado a programação ser possível com os atuais meios da empresa.

Parcerias. Existem parcerias com 2 empresas de serralharia (ferro e alumínios), e com empresas estrangeiras que fabricam equipamentos específicos para o sector dos queijos. A ligação com o Inovcluster tornou-se um elo fundamental para aceder à indústria alimentar.

As vendas nos últimos anos situaram-se sempre acima do meio milhão de euros.



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