STORYTELLING - HISTÓRIAS DE INOVAÇÃO

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Beira Salgados - Ideias e Oportunidades

Ideia. Iniciou-se em 2002 o desenvolvimento da ideia de produzir empadas e outros produtos alimentares. Foram 2 sócios que iniciaram e investiram na industrialização do negócio. Tinham a convicção de que existiam clientes potenciais, que não estavam explorados. Os próprios sócios foram aprimorando o know-how para fazer empadas com os familiares, e simultaneamente foram procurando novos clientes. A concorrência já existia embora tivesse uma amplitude diferente (maior variedade de oferta e maior dimensão). A Beira Salgados escolheu ser uma empresa mono produto (empadas). Os produtos são artesanais, enquanto os dos seus concorrentes são produtos industriais (ultracongelados).

Clientes. A empresa tem cerca de 100 clientes que se encontram espalhados pelo país: variam desde pastelarias, cafés, e 30 armazenistas que vendem ao canal horeca. Na zona interior a empresa efetua a venda direta a partir das suas próprias instalações.

Produto. O modo como as empadas são produzidas é o que faz toda a diferença. Inicialmente a empresa produziu rissóis, pastéis de bacalhau, croquetes, almofadinhas de carne. O abandono destes produtos ficou a dever-se á grande concorrência existente. A concentração nas empadas, fez com que produzam atualmente 200 mil unidades por mês, a um preço unitário de 40 cêntimos. O processo de produção, consiste em desfiar o frango, temperar, encher e fechar manualmente cada empada. O processo é quase 100% manual. Só algumas poucas tarefas são efetuadas mecanicamente. As matérias-primas são adquiridas a fornecedores externos.

Diferenciadores. A empada é diferente em sabor e textura. São bem recheadas, o que lhes confere um grau elevado de aderência aos consumidores. O consumidor também gosta do que é bom, e não só do que é barato. A marca Beira Salgados é utilizada na maioria dos produtos, enquanto nalguns casos os clientes preferem a sua própria marca. A certificação HCCP garante uma maior segurança aos produtos, estando a iniciar-se uma certificação ISO. Para além do produto atual, está já em desenvolvimento variantes de novos produtos com recheios distintos.

Uma parceria com a Lusiaves garante produto de qualidade, e um preço anual para a matéria-prima principal. Existem outras parcerias com alguns armazenistas pra a compra de produtos, com um cliente na zona de Lisboa e ainda com a InovCluster. Dos 15 funcionários atuais, 13 encontram-se na produção enquanto um se dedica à atividade comercial e outro à direção da produção. O novo investimento previsto de 500 mil euros, vai permitir triplicar a produção, enquanto os recursos humanos podem ter necessidade de duplicar.

É assim que se espera garantir o futuro.



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