STORYTELLING - HISTÓRIAS DE INOVAÇÃO

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Brand75 - Ideias e Oportunidades

Hugo e Norberto decidiram abandonar o seu trabalho, e deram um novo rumo às suas vidas. Foi simplesmente assim. No início de 2012 entendem que deviam agarrar a ideia dum produto típico português esquecido – o azeite. Decidiram, promove-lo e vendê-lo. A ideia de olharem para o azeite e complementá-lo com um bom design, e acrescentando-lhe uma loja on-line para o comercializarem. Foi o conceito de base para este negócio.

A ideia foi assim agarrar num produto típico português, o azeite, e conceber igualmente uma oleoteca nacional. Identificam e recolhem os azeites de excelência de norte a sul do país, e com a ajuda de pessoas conhecedoras das características organoléticas do produto fazem a seleção. Como num bom jantar escolhemos um bom vinho, também o azeite mais adequado para o que queremos comer é fundamental. Os azeites são muito variados, podendo ser mais adequados para comer saladas, peixe, carne grelhada etc.

A maioria dos clientes, não tem ideia da originalidade e identidade do azeite, pensam “que é do supermercado”. Não existe ideia da sua origem. Tal como o vinho pode ser do Douro ou do Alentejo, também pode acontecer o mesmo com o azeite. Os azeites são todos diferentes. Esta preocupação e conceito já existe nalguns países como Espanha ou França. Afirmam: nós queremos fundamentalmente trabalhar com produtores desconhecidos. Assim conseguiremos ser um ponto agregador de produtos de reconhecida qualidade – edições limitadas e de excelência. Os produtos de excelência são validados por especialistas.

O mercado alvo deste negócio são os portugueses, que o consomem todos os dias. Este mercado apresenta um crescimento médio anual de 5%. Para além do mercado português já se pensa no mercado externo, onde já estiveram numa feira através de provas sensoriais.

A Brand75 possui know-how na área agro-alimentar, na área gráfica (rotulo e packaging) e na web. A identidade gráfica será fundamental para promover produtos desconhecidos (produtores de pequena dimensão e a viver em zonas rurais). A disponibilização da web - facebook, é relevante, bem como a existência duma loja física (oleoteca) onde possa existir organização de provas (o toque, e o cheiro).

A pesquisa de fornecedores é feita através da sua busca em vários pontos do país. Têm de se andar na estrada. Aí falam com os produtores. Agora já começam a ser já alguns produtores que os contactam. Por outro lado, as feiras regionais, ou de maior dimensão servem de pontos de pesquisa (são 2,5 anos de trabalho), o que já deu origem a uma base de dados. Podem agora oferecer enchidos de azeite, queijo em azeite, azeite para cosmética, doçaria etc. A crise acelerou e estimulou a aproximação dos produtores, pois viram neste projeto uma forma de venderem os seus produtos. A divulgação passa pela presença em feiras (FIA), e a utilização do LxMarket ao fim de semana.

Com 2 trabalhadores, a Brand75 concebeu um conjunto de parcerias: em termos de programação na web, na distribuição com uma empresa farmacêutica e para farmácia, e um técnico especializado na área da cosmética (infarmed).

Quanto aos resultados, depois de 6 meses de atividade estavam acima dos objetivos, sendo que ao quinto mês já tinham alcançado o objetivo para o ano. O Natal será a nossa época alta. E esperam ao fim de 3 anos atingir um volume de negócios de 70 mil euros. Estas receitas podem ser obtidas de várias formas: compra direta de produtos e colocação no site, ou com a receção duma comissão sobre os produtos vendidos. Será uma marca para o Azeite de qualidade português – Brand 75.



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