STORYTELLING - HISTÓRIAS DE INOVAÇÃO

terça-feira, 18 de junho de 2013

BIOFUN - Ideias e Oportunidades

Esta empresa era 100% de capital estrangeiro. Em 2007 surgiu a oportunidade de aquisição, dado os sócios iniciais terem decidido desinvestir do país. Esta operação foi efectuada por dois colaboradores, que adquiriam a empresa através dum MBO. Conheciam muito bem o negócio e conheciam as oportunidades, nomeadamente na investigação de novos produtos e na vertente comercial.

Concorrência. Existia na altura uma fábrica nova, e conjuntamente existia também um constrangimento, uma escassez de matéria - prima. Em termos globais a matéria-prima (fruta) é considerada um commoditie o que transforma este sector numa arena competitiva bastante agressiva. O principal produtor europeu é a Polónia com cerca de 150 mil toneladas. Em Portugal todos juntos não produzem mais de 7 mil toneladas. O produto da empresa é considerado diferente, pela qualidade da fruta. Isto é extensível aos Espanhóis, Italianos e gregos, porque a fruta tem um grau de qualidade superior. Estes factores são condicionados e determinados pelo sol e pelos solos.

Clientes. A empresa exporta 98% para vários mercados: nomeadamente para UK (60%) e, o restantes têm como destino a Espanha (Dom Simon) e Portugal (a Compal,e as vinagreiras).

Produtos. Inicialmente a fabrica só produzia concentrados de maçã e pera. Agora iniciaram a investigação nos: concentrados de pêssego ( estamos numa das melhores áreas) de cereja, cenoura e morango. Isto dentro da fruta disponível em Portugal, que não é muita. Não há produção suficiente em Portugal. Existem picos de produção (Setembro-Dezembro), o que obriga a terem de esperar que a fruta sem calibre, e a que tem pior aspecto oriunda das camaras do frio. A fruta utilizada tem um custo substancialmente diferente da fruta fresca. Têm I&D próprio e possuem a certificação máxima Kosher. Nesta medida, estão a desenvolver produtos para consumidores finais para este mercado especifico (judaico).Quer para Israel , U.K. e USA. Também se encontram a desenvolver compotas com menor teor de açúcar. A unidade tem a trabalhar regularmente 23 pessoas, sendo que no pico da produção se atingem as 40 pessoas.

Em I&D têm 3 técnicos superiores. A qualidade do produto é o factor distintivo, contribuindo para isso o cumprimento das regras de segurança alimentar. A empresa defronta-se com o problema de escala. Como explica o seu responsável: não temos capacidade para grandes encomendas, daí termos de nos concentrar em pequenos núcleos que podem ser de maior valor acrescentado.

Canais. O contacto directo com o cliente (B2B), e a participação em feiras em parceria (clube de produtores)com os produtores da região, são a opção escolhida. Possuem um site onde se apresenta a empresa e os seus produtos.

Clientes. Nem todos os anos trabalham com todos os seus clientes, visto isso depender da produção. As relações são muito pessoais. Isto é um mercado intermédio de matérias primas, mas é sobretudo um mercado baseado na confiança( caso da união ortodoxa). Vão desenvolvendo produtos em conjunto com os pedidos dalguns clientes (caso morango). O mercado dos sumos está a mudar para os 100% naturais servidos na hora (barracas de gelados). Mas, também existe uma preocupação com os rótulos, com a apresentação e com a origem dos produtos.

Produção. A Biofun tem uma linha de concentrados de sumos e de compotas ( linha contínua), e possuem 75 hectares de pomar para a produção de maçã. É uma orientação estratégica no sentido da verticalização. Actualmente a recolha da matéria prima comprada a fornecedores, é feita no país inteiro (maçã,pera) através de camiões de 25 toneladas que descarregam nos silos da empresa; chegada aí a matéria-prima fundamental, é lavada e encaminhada para dentro da fabrica . Efectua-se o esmagamento, a maceração, e seguidamente a matéria resultante é espremida, originando o sumo cru, que após este processo é filtrado, estando pronto para expedição. O produto final pode ser enviado em bidões de 200 kg, ou em camiões de 25 toneladas (granel). A sua entrega ao cliente pode ser feita por via terrestre ou marítima.

Áreas de Excelência. A investigação e a qualidade do produto são dos aspectos mais importantes para o sucesso da empresa. A verticalização é a opção escolhida, para fazer face ao défice de produção existente em Portugal. Serve também para controlar os preços. Aumentamos desta forma a capacidade de resposta aos clientes e a competitividade.

Parceria. Camara Municipal do Fundão , Inovcluster, U.B.I., e Instituto Politécnico de Castelo Branco.



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