STORYTELLING - HISTÓRIAS DE INOVAÇÃO

quinta-feira, 13 de junho de 2013

A. Pires Lourenço - Ideias e Oportunidades



A empresa tem 55 anos de existência e conta com 35 trabalhadores, tendo atingido no último ano 6 milhões de euros em vendas.

Ideia. Tudo começou com os avós que eram proprietários duma salsicharia de matança de porco e enchidos. Os pais do atual detentor deram continuidade ao negócio. O atual responsável tem assegurado desde á 21 anos a manutenção da atividade. Desde logo começou a pensar em especializar-se num produto – presunto. Iniciou a compra de pernas de porco em matadouros, de seguida transformam e embalam o presunto, para depois concretizarem a sua comercialização. É assim que passamos do presunto convencional (peça), para as embalagens e variados formatos atuais.

Clientes. Os grandes clientes representam a distribuição moderna (Continente, Pingo Doce e Makro) e algum mercado tradicional – distribuidores- com equipas de vendas próprias.

Produto. O presunto pode ser oriundo de porcos brancos (existem várias qualidades) que podem ser utilizadas em função de se pretender obter um, primeiro preço, ou então obter um produto premium – uma reserva. Atualmente a empresa tem capacidade de salgar 4 a 5 mil peças por semana (antigamente este valor seria anual). Os formatos de embalagem mudaram consideravelmente, hoje têm mais de 70 referências. Tudo mudou. O produto é adquirido aos matadouros, visto a empresa não ter produção própria. Podem comprar quer em Portugal, ou em Espanha. Os matadouros têm de ter para tal, alguma dimensão. O preço dum presunto com osso pode rondar os 4,5€/kg, sendo que, quando se trata de primeiros preços este valor pode ser ainda inferior. Um presunto pode necessitar de 8-9 meses de cura, para ser comercializado.

Canais. A distribuição moderna é o canal dominante. Exigem um trabalho constante, e uma postura de parceria. Estudam e desenvolvem com o cliente todas as ações propostas. Nalgumas participam, noutras não. A ideia é que o negócio tem sempre de ser bom para ambas as partes.

Recursos. O investimento tem sido considerável nos últimos anos. Para fazer e transformar com maior exigência, e para responder aos requisitos dos clientes, foi necessário construir as atuais instalações. A empresa dispõe doravante, 2 unidades de produção. Para conseguir responder ao ambiente competitivo do sector é necessário uma estrutura com responsáveis pelas funções financeira, marketing, logística e qualidade. Dispõem ainda dum sistema de informação construído á medida. Têm igualmente estabelecidas parcerias com a Inovcluster, e a Escola Agrária da região.



Sem comentários:

Enviar um comentário