STORYTELLING - HISTÓRIAS DE INOVAÇÃO

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Kiss the Cook - Work & Shop

Quando chegámos à hora do almoço ao espaço Kiss the Cook, na LxFactory, em Lisboa, naquela quinta-feira já havia em cima da mesa uma despensa inteira. Várias qualidades de arroz, massas, cebolas, courgettes, tomate, pão, ervas aromáticas, sal, pimenta e outros condimentos. Ovos, laranjas, queijo curado, parmesão, enchidos, presunto, bacon. Peixe (cavalas, salmonetes, ovas de esturjão) e carne (bochechas de porco, rins de vitela, carne de vaca).

O Kiss the Cook (work & shop) começa a sua atividade em finais de Outubro de 2011.O Nuno é um jovem já com experiência internacional em multinacionais, que conjuntamente com outro sócio partilhavam a paixão pela cozinha. Depois de confirmarem a oportunidade através de benchmarking internacional, decidiram conceber um conceito de negócio que não fosse um restaurante, mas que oferecesse um momento experiencial diferente – explorar o prazer pela cozinha - aos participantes em torno de workshops de cozinha.” Nas suas viagens visitaram vários locais para encontrarem o conceito da empresa que queriam criar em Portugal e inspiraram-se, por exemplo, no espírito descontraído do britânico Jamie Oliver e do seu Recipease, e nos cursos parisienses do L"atelier des Chefs.”  Assim trouxeram elementos exteriores á cozinha para o negócio, em especial no conceito corporate, onde se integraram elementos comportamentais e de desenvolvimento de equipas. Esta decisão precisou de 2 meses para ser testado, até se chegar ao “Manifesto Kiss the Cook”. A ideia subjacente resume-se ao que faz um “amigo” quando nos recebe em casa: a primeira coisa, que fazemos num evento é recebermos o convidado, e perguntar-lhe que vinho bebe.

O espaço escolhido é amplo, tendo um hall de entrada duplo, um conjunto de mesas compridas com bancos corridos, onde os participantes podem apreciar a comida, sendo o restante espaço constituído por uma grande bancada e os participantes podem ver, aprender, conviver e participar na elaboração do manjar.

Os clientes definidos inicialmente foram empresas (algumas multinacionais, agências publicidade), e clientes (consumidor final) ou grupos privados. Os clientes “corporate” são clientes com interesses muito variados, ora pretendem oferecer experiências diferentes a clientes, como podem pretender reforçar o espirito de equipa dum grupo de trabalho, teambuilding, melhorar a comunicação interdepartamental, fazerem eventos de divulgação, tudo isto num ambiente divertido e diferente. Os grupos privados/ consumidores finais, podem procurar aprender, metendo as mãos na massa (masterclass), podem fazer uma festa de aniversário, podem realizar uma festa de amigos divertida, ou uma despedida de solteiro.

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