Hugo e Norberto decidiram abandonar o seu trabalho, e deram um novo rumo às suas vidas. Foi simplesmente assim… No início de 2012 entendem que deviam agarrar a ideia dum produto típico português esquecido: o azeite. Decidiram, promove-lo e vendê-lo complementando-o com um bom design e uma loja on-line. Posteriormente pensaram na organização de uma oleoteca nacional.
Identificam e recolhem os azeites de excelência de norte a sul do país, e com a ajuda de pessoas conhecedoras das características organoléticas do produto fazem a seleção. Como num bom jantar escolhemos um bom vinho, também o azeite mais adequado para o que queremos comer é fundamental. Os azeites são muito variados, podendo ser mais adequados para comer saladas, peixe, carne grelhadas, etc.
A maioria dos clientes, não tem ideia da originalidade e identidade do azeite, pensam “que é do supermercado”. Não existe ideia da sua origem. Tal como o vinho pode ser do Douro ou do Alentejo, também pode acontecer o mesmo com o azeite. Os azeites são todos diferentes. Esta preocupação e conceito já existe nalguns países como Espanha ou França.
Nós queremos fundamentalmente trabalhar com produtores desconhecidos. Assim conseguiremos ser um ponto agregador de produtos reconhecida qualidade– edições limitadas e de excelência.
O mercado alvo deste negócio são os portugueses, que o consomem todos os dias. Este mercado apresenta um crescimento médio anual de 5%. Para além do mercado português já se pensa no mercado externo, onde já estiveram numa feira através de provas sensoriais.
A Brand75 possui know-how na área agro alimentar, na área gráfica (rotulo e packaging) e na web. A identidade gráfica será fundamental para promover produtos desconhecidos (produtores de pequena dimensão e a viver em zonas rurais). A disponibilização da web - facebook, é relevante, bem como a existência duma loja física (oleoteca) onde possa existir organização de provas (o toque, e o cheiro).
A pesquisa de fornecedores é feita através da sua busca em vários pontos do país. “Têm de se andar na estrada, aí falamos com os produtores. Agora já começam a ser já alguns produtores que os contactam”.
Por outro lado, as feiras regionais, ou de maior dimensão servem de pontos de pesquisa (são 2,5 anos de trabalho), o que deu origem a uma base de dados. Podemos agora oferecer enchidos de azeite, queijo em azeite, azeite para cosmética, doçaria, etc. A crise acelerou e estimulou a aproximação dos produtores, pois viram neste projecto uma forma de venderem os seus produtos. A divulgação passa pela presença em feiras (FIA), e a utilização do LxMarket ao fim de semana.
Com 2 trabalhadores, a Brand75 concebeu um conjunto de parcerias: em termos de programação na web, na distribuição com uma empresa farmacêutica e parafarmácia, e um técnico especializado na área da cosmética (infarmed).
Quanto aos resultados, depois de 6 meses de atividade estamos acima dos objetivos, sendo que ao quinto mês já tínhamos alcançado o objetivo para o ano.
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