Ideia. Desde o inicio havia o propósito de criar uma empresa que tivesse uma componente ambiental muito forte. A promoção dos valores da sustentabilidade foi a visão. Duma forma simples, trata-se de criar e vender produtos ecológicos. Todo o conceito de negócio ronda em torno das questões sociais e ambientais,e todos os materiais e mão-de-obra serem de origem nacional.
Clientes. Quando iniciaram, tinham identificado um grupo de possíveis clientes. Como identificaram esses clientes? Se o conceito era de sustentabilidade, pesquisaram quais as empresas em Portugal que tinham relatório de sustentabilidade, e, também pela forma de comunicar pretendem passar os conceitos ambientais e sociais. Identificaram uma lista, e foi com essas empresas que se iniciaram.
Produtos. Os produtos tinham de ser sustentáveis e ecológicos. Criaram, o Ecodesign,o Ecoprint e o Ecoproduto. A primeira peça que lhes deu mais projecção foi um saco de papel. O conceito era diferenciador devido ás questões ambientais. O saco era 100% reciclado, ( que as empresas fazem questão de comunicar). Este papel é português, e não levava nem plastificação nem verniz. Com os produtos Ecoemotion está a comprar o ciclo total de vida. Sem custo de reciclagem.
Foram a 1ª empresa a distribuir uma linha ecológica da BIC ( esferográficas e lápis), feitas de plásticos e outros produtos sustentáveis. A variedade de modelos, resultou do contacto com os clientes. Nasceram assim as suas marcas. Brindes Vivos tem como matriz, e elementos comuns, as sementes de árvores autotenes da floresta portuguesa. Remetendo a uma identidade, para as questões da floresta. A marca Cork Solution, é outra marca, cujas peças são baseadas na cortiça, aonde se juntaram o papel 100% reciclável , as colas á base de água e as tintas sem solventes. Com base nas novas tecnologias , conseguiram também a personalização de cada peça ( fizeram um trabalho com 8000 peças e 8000 nomes). A concepção é toda desenvolvida na empresa, conjuntamente com uma agência de marketing (site e newsletter).
Em simultâneo, passaram o know-how da cortiça para um outro parceiro (gráfica). Fizeram testes para o acabamento e, trabalham com esse parceiro em estreita ligação desde 2009. Esta parceria faculta uma grande flexibilidade em termos de qualidade e da rapidez de resposta aos clientes. Toda a matéria-prima é oriunda do Grupo Amorim.
Diferenciadores. A empresa fundamentou-se muito na questão da sustentabilidade. As peças têm de ser de matéria-prima seleccionada. O conceito social também é muito importante, nomeadamente nas empresas multinacionais. A própria peça pode ter inscrito a marca Ecoemotion, o que nalguns casos é valorizado. Em Portugal encadernam e imprimem exclusivamente as peças com esta tecnologia ecológica. Uma das consequências, desta opção são os custos e os preços destas peças. Estas peças são completamente diferentes em preços,do que se fossem produzidos em grandes quantidades.A diferenciação ecológica é o elemento critico para a sustentabilidade num nicho especifico de mercado.
Clientes. As grandes empresas são o target principal. Contudo este mercado é limitado. Quem faz uma agenda em cortiça num ano, no ano seguinte não repete ( excepção ao Grupo Amorim). Iniciaram-se as vendas online, e as vendas em lojas nacionais ligadas ao turismo ( 20 até ao final de 2012). A experiência exportadora foi já trilhada, com um distribuidor na Polónia, e principiou-se a actividade na Espanha e Eslovénia. Iniciaram-se já contactos igualmente com o Japão. O relacionamento com clientes exige uma análise cuidada do cliente ( sugestão ou proposta), que deverá resultar no final, no desenvolvimento de peças e modelos especificas.
Os Recursos Humanos são diminutos ( 2 pessoas) contudo, existem parcerias com outras entidades, para comunicação, para impressão (gráfica) interiores (gráfica),e para a encadernação e a distribuição/entrega.
O contacto com o cliente trata-se da área mais relevante para a empresa.Segundo o principal responsável da empresa “è esta área que os vai ajudar a crescer, e que conjuntamente com o cumprimento dos prazos é igualmente fundamental”. Serão estes os factores que a Ecoemotion entende como críticos para um sucesso futuro.
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